terça-feira, 16 de agosto de 2011

Arquitetura : Casarões




                                                   
Outro dia na Globo vi a propaganda do programa Terra de Minas,que eu  como sempre esqueço e perco de ver aos sabados .Mais como a curiosidade é tanta tive que entrar no site para ver se ainda eu encontrava a materia  que sempre me chama atenção no dia dia  : Os casarões antigos de Belo Horizonte .

Matéria do Terra de Minas, clique aqui para assistir

Nossa ,eu babo nas casas antigas que existem aos montes aqui em Belo Horizonte são tão lindas, fico muito feliz em saber que ainda que arquitetura moderna esteja invandido todos os espaços encontramos um poco ainda dessa arquitetura antiga e preservada  que conta um pouquinho da historia da nossa cidade que é linda de natureza .Um bairro que é facil de encontrar esses tipos de casarões é o bairro Floresta que mesmo que esteja em constante crescimento de comércio e de pessoas ainda sim,achamos ruas muito fofas e tranquilas ,tem ate mesmo de exemplo o casarão do nosso querido estilista mineiro  Ronaldo Fraga que mora em uma  no bairro ,imagina gente na casa dele tem ate pé de jabuticaba banquinhos para se sentar perto da árvores  na parte de trás da casa , juro que quero ainda morar numa casa asim  acho que nunca mais vou viver estressada ahahaha  outro casarão que eu babo é um que fica exatamente a onde era a casa do imcomparavél Carlos Drumond de Andrade nao sei se o casarão que esta lah é o proprio que ele morou, porque dizem que o dele  foi demolido e foi construido outro no mesmo lugar mesmo asim dexa aquela emoção quando gente  passar por lah é ver uma casa linda e saber que quem viveu  por ali é um dos melhores escritores e poetas da nossa historia . . .O mais interessante dessa reportagem  do Terra de Minas é que se voce reparar os donos desses tipos de casa nao desfazem delas por nada e cada dia que se passa elas se destacam nesse cenário da nossa Belo Horizonte .

2 comentários:

  1. Realmente esses casarões, com tanta imponência e tranquilidade juntas, felizmente ainda resistem ao tempo e a metamorfose que a modernidade impacta sobre a arquitetura urbanista aqui em BH. Em tempos de grandes construções verticais, de desvios de cursos naturais para se fazer mais avenidas e etc, é sempre bom ao andar pelo bairro ver uma casa que ainda mostra carinho, paz e cuidado, igual como era nos tempos de nossos avós.

    Adorei o posto momô! te amo.

    ResponderExcluir
  2. Cara, que casa maravilhosa, essa da foto.Tambem sou fascinado por casarões antigos, e juro, se um dia ganhar na mega-sena, pago bem, para um engenheiro construir uma pra mim, do estilho anos 40 ou 50, são maravilhosas.
    O que me deixou puto da vida e triste, foi ler recentemente num site, que as malditas construtoras, como não acham mais lotes vagos na região central nobre de BH, ficam intimidando os donos dos casarões à venderem, para construir no local esses predios modernos, que na verdade, são todos iguais, ou seja, sem beleza, apenas um monstro de concreto, frio e sem graça. É duro !!!

    ResponderExcluir